Atenuação de um sinal de áudio para amplificador de guitarra (act.)
Muitas vezes queremos atenuar o sinal de saída de um amplificador de guitarra sem alterar as características do sinal, i.e., manter a distorção e todas as qualidades que o amplificador adiciona ao sinal. O que se descreve a seguir foi sujeito a uma patente - Constant distortion volume control, Donald T. Scholz (Mar 6, 1979), Patent number: 4143245. A ideia é bastante engenhosa mas de mérito duvidoso, do meu ponto de vista, para a atribuição de uma patente. É de facto um divisor de tensão! São designados por L-pad (Loss Pads).
As características do sinal de áudio à saída do amplificador dependem fortemente da impedância de saída do próprio amplificador e do altifalante que se usa. Na quase totalidade dos casos o "tom certo", aquele que os guitarristas procuram incessantemente, obtém-se fazendo um overdrive, uma saturação ao pré-amplificador e ao amplificador. O problema é que para isso, mesmo um pequeno amplificador de meia dúzia de Watts, passa a fazer um barulho excessivo, para o guitarrista e para todos aqueles que se encontram numa vizinhança deste (estou a pensar nos vizinhos).
Esquema de um L-pad. |
A maneira de conseguir uma atenuação na potência do amplificador sem perder as características de overdrive é conseguir dissipar a potência debitada pelo amplificador sem modificar a forma do sinal eléctrico, ou seja, desviar parte da potência e aplicar apenas uma fracção desta no altifalante, e claro, mantendo constante a impedância que o amplificador vê à saída (isto é a parte essencial para não se perder o tom final).
Consideremos o esquema da figura anterior. A tensão Vi
é a tensão à saída do
amplificador e Vo
a tensão aplicada ao altifalante. As resistências R1
e R2
são
dois reóstatos; R11
e R21
, R12
e R22
são, respectivamente, as resistências antes
e depois do cursor para cada um dos reóstatos. Assim o valor de Vo
é dado por, sem o altifalante,
Colocando o altifalante a impedância vista pelo amplificador é dada por
onde R
é a impedância do altifalante.
Para se manter as características do sinal aplicado ao altifalante temos que
pôr
O que dá
onde
o que determina R11
.
O valor de R2
é determinado pela atenuação epsilon
em dB.
Como
vem que
o que dá para R22
Assim para uma determinada atenuação epsilon
tem-se
e
que são as expressões finais para os valores de R11
e R22
.
Um pequeno programa em Octave permite obter os diferentes valores das resistências como função da atenuação.
#1; clear all n=5 epsilon=linspace(-20,-3,n); #8 Ohms R=8; R2=R*10.^(epsilon/20)./(1-10.^(epsilon/20)); R1=R-R2*R./(R2+R); figure(1) clf hold on title("8 Ohm speaker") xlabel("dB") ylabel("Ohm") plot(epsilon,R2,'o-r;R2;') plot(epsilon,R1,'o-b;R1;') grid w=[epsilon' R1' R2'] #4 Ohms R=4; R2=R*10.^(epsilon/20)./(1-10.^(epsilon/20)); R1=R-R2*R./(R2+R); figure(2) clf hold on title("4 Ohm speaker") xlabel("dB") ylabel("Ohm") plot(epsilon,R2,'o-r;R2;') plot(epsilon,R1,'o-b;R1;') grid w=[epsilon' R1' R2']
Com as tabelas e gráficos: para 8 Ohm
dB R1 R2 -20.00000 7.20000 0.88889 -15.75000 6.69506 1.55928 -11.50000 5.87142 2.90026 -7.25000 4.52792 6.13453 -3.00000 2.33643 19.39217
e para 4 Ohm
dB R1 R2 -20.00000 3.60000 0.44444 -15.75000 3.34753 0.77964 -11.50000 2.93571 1.45013 -7.25000 2.26396 3.06727 -3.00000 1.16822 9.69609
Existem no mercado L-pad's prontos a serem usados para a atenuação de sinais de áudio para uma dada impedância do altifalante.
L-Pad 100W Mono 1" Shaft 8 Ohm, Amazon |
No entanto a utilização de dois reóstatos é mais versátil e permite cobrir impedâncias de altifalante de 4 a 16 Ohm sem dificuldade.
Acabei mesmo por montar um numa pequena caixa de madeira (1Eur na "loja dos chineses").
Refs.:
- Using L-Pads
- Constant distortion volume control, Donald T. Scholz
- L-pad, Wikipedia
- L-Pad 100W Mono 1" Shaft 8 Ohm, Amazon
- L-Pad (Driver Attenuation Circuit) Designer / Calculator
Criado/Created: NaN
Última actualização/Last updated: 10-10-2022 [14:26]
(c) Tiago Charters de Azevedo